Empresa – BARTOFIL DISTRIBUIDORA – DISTRIBUINDO CONFIANÇA

A Empresa

Estrutura

 

Para comercializar milhares de produtos a mais de 150 mil clientes em todo o Brasil, a Bartofil Distribuidora tem sede administrativa em Ponte Nova (MG) e filiais logísticas em pontos estratégicos do país, o que agiliza as entregas a lugares distantes e de difícil acesso, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social.

O principal Centro de Distribuição, em Ponte Nova, possui mais de 43.500m² de área de armazenagem, cercado por um cinturão de mata nativa cuidadosamente preservada. O CD de Feira de Santana (BA), às margens da Rodovia BR 324, conta com mais de 23.000m² de área de armazenagem.

A revisão dos processos comerciais e operacionais, o treinamento dos funcionários e a busca por soluções simples e rápidas é uma rotina diária da Bartofil, que visa alcançar sempre a excelência do atendimento ao cliente.
Prestes a completar 75 anos de vida, a Bartofil se consolida como uma das maiores empresas do atacado nacional, com números impressionantes:

 

Centro de distribuição em Ponte Nova (MG)

+ de 47.000m²

de área de armazenagem

Centro de distribuição em Feira de Santana (BA)

+ de 29.000m²

de área de armazenagem

+ de 12.000

Produtos Comercializados

+ de 150 mil

Clientes Ativos

+ 4.500

Cidades Atendidas

+ de 400

Transportadores Autônomos

+ de 1.300

Representantes Comerciais Autônomos

+ de 2.000

Colaboradores

Missão, Princípios e Valores

Missão

Atuar como facilitadora da integração dos negócios de fornecedores e clientes, garantindo ao consumidor final o máximo acesso aos bens e serviços, viabilizando parcerias diferenciadas pela transparência e confiabilidade.

Princípios e Valores

A Bartofil Distribuidora atua desde a sua fundação, balizada por 4 princípios e valores definidos por seus acionistas e compartilhados por todos os colaboradores.

Lealdade

A postura profissional de todos é reconhecida pelo comprometimento, confiabilidade e honestidade de propósitos, nas relações internas e externas e no trato da imagem institucional da Bartofil.

Espírito de Parceria

As relações com fornecedores e clientes têm como ‘marca registrada’ a transparência e a pré-disposição para encontrar soluções que garantam os melhores resultados. Por esta conduta, a Bartofil Distribuidora é reconhecida como parceira preferencial de negócios.

Simplicidade

Atuar com simplicidade e objetividade nas relações com as pessoas e nas atividades profissionais em todas as suas esferas. O desrespeito, a ostentação e a arrogância são comportamentos inadmissíveis na Bartofil.

Espírito de União

Em qualquer nível das relações (societárias, empresariais e organizacionais), devemos buscar a integração e a harmonia, sempre visando ao bem comum da empresa e das pessoas que nela trabalham.

Responsabilidade Social,
Cultural e Ambiental

 

Crescer com cidadania e consciência ecológica é uma preocupação. Há décadas, a Bartofil Distribuidora recicla os resíduos de suas operações, tanto no escritório, como nos CD´s e pontos de vendas dando a eles destinação ecologicamente correta.

No Centro de Distribuição de Ponte Nova foram plantadas milhares de mudas de árvores da mata nativa e, para economizar energia, substituiu-se toda iluminação por luminárias de LED. O novo Centro de Distribuição em Feira de Santana armazena a água de chuva e uma moderna estação de tratamento de esgoto produz água para reuso. A cobertura possui telhas prismáticas, que possibilita uma excelente iluminação natural.

Por acreditar que o esporte e a cultura melhoram a qualidade de vida, a empresa patrocina projetos esportivos e culturais, oferecendo oportunidades de crescimento a centenas de crianças e adolescentes.

» Patrocínio das Bandas Santíssima Trindade e Sete de Setembro, ambas de Ponte Nova (MG). Os grupos, além de encantar com seus espetáculos musicais, promovem a formação musical para crianças a partir de 6 anos, jovens e adultos, proporcionando oportunidade de mudança de vida.

» Patrocínio de projetos que promovem aulas, fornecem uniformes e desenvolvem práticas esportivas para crianças em bairros de baixa renda.

» Apadrinhamento com restauração completa da praça pública próxima à antiga rodoviária de Ponte Nova (MG), cuidando e melhorando a cidade em que está situada.

» A Bartofil é considerada empresa cidadã por apoiar a Associação Brasileira da The Rotary Foundation (ABTRF), entidade que garante a aplicação de recursos doados em projetos sociais que incentivam comunidades ao desenvolvimento sustentável.

» Parte da renda arrecada com as vendas da biografia do Sr. Antônio Bartolomeu, um dos fundadores da empresa, lançada em 2016, é doada a instituições como a Fundação Menino Jesus, entre outras.

» Patrocínio exclusivo do livro “Ponte Nova Memória e Patrimônio – Um retrato histórico”, do sociólogo e escritor Osias Ribeiro Neves.

A história de uma vida

A história da Bartofil se confunde com a de Francisco Bartolomeu Cordeiro e toda a sua família.

Com as economias obtidas em seu ofício de sapateiro, o Sr. Chiquinho, como era conhecido, adquiriu terra própria onde começou sua vida de fazendeiro. Com sua grande visão empreendedora, buscou diversificar os negócios e, por acreditar na atividade do comércio, enviou seus filhos Antônio e Darcy para a cidade, a fim de iniciarem na nova atividade. Assim, junto com seus cunhados Raimundo Belico e Francisco Brun em 30 de outubro de 1946 fundaram a “Belico, Bartolomeu e Cia Limitada”.

Em pouco tempo, os cunhados do Sr. Chiquinho se afastaram da sociedade e seu irmão Miguel foi admitido no negócio. Logo depois, em 1951, surgiu a “Bartolomeu Cordeiro e Filhos Ltda”, uma sociedade apenas entre o Sr. Chiquinho e seus filhos. Em pouco mais de uma década, a empresa já possuía 8 lojas de varejo em Ponte Nova e região.

Para obter melhores preços junto aos fornecedores, os jovens comerciantes faziam grandes compras. O excedente era vendido a terceiros e, assim, nasciam as vendas por atacado. Zezé Bartolomeu, um irmão mais novo, viajava com um Jeep repleto de mercadorias e vendia os produtos para lojistas das cidades vizinhas.

Buscando alcançar mercados mais distantes, a empresa comprou uma caminhonete onde foi instalado um caixotão de madeira, sendo o primeiro veículo baú da Bartofil Distribuidora. Para aumentar ainda mais a capacidade de vendas, os empreendedores contrataram vendedores que passaram a visitar os clientes, tirando os pedidos com antecedência para entregar posteriormente. Este foi um marco do lançamento de um sistema de vendas até então inexistente.

Nas décadas seguintes, a empresa se desenvolveu, expandiu e profissionalizou. Entrou em novos ramos de negócios, mas focou na distribuição por atacado. Iniciou também a participação em feiras no exterior para aquisição de produtos, implantou o sistema de telemarketing, construiu seu primeiro centro de distribuição, melhorou os processos de logística e distribuição das cargas com a utilização de eficiente roteirizador.

Com a excelência no atendimento à região sudeste, a Bartofil entendeu que era hora de melhorar sua entrega no nordeste, em especial a Bahia, estado com segundo maior faturamento. Em 2017, a empresa adquiriu uma área de 100.000m² às margens da rodovia BR 324, em Feira de Santana(BA), onde construiu um novo CD com mais de 23.000m² de área de armazenagem.
Todo este resultado não seria possível sem o precioso trabalho de pessoas como os irmãos já falecidos Umberto, Sebastião e Darcy Bartolomeu, que ajudaram a transformar uma pequena rede de lojas regional em um atacadista destacado e com forte atuação nacional.

Em sintonia com a excelência do trabalho, a Bartofil Distribuidora foi reconhecida por parceiros e também pelo mercado, com diversas premiações ao longo de sua história.

E assim, trabalha desde 1946, comercializando milhares de produtos, mas especialmente, distribuindo confiança.

A história pela linha do tempo

1946

Francisco Bartolomeu e seus cunhados criam a BELICO, BARTOLOMEU & CIA LTDA, o que viria a ser o embrião da Bartofil.

1947

Aquisição da Casa Figueiredo que logo depois passou a se chamar Bazar Popular, comércio varejista.

– Primeira alteração contratual com mudança da razão social.

1950

A empresa já atuava no varejo e atacado. Com uma separação amigável de sociedade, foram consolidados os pilares que, mais tarde, se transformariam na Bartofil Distribuidora.

1958

Com muito trabalho e dedicação, em pouco mais de 10 anos no mercado, a empresa já tinha 8 filiais. Para suprir as lojas de varejo, foi criada uma central de compras.

– O excedente das compras era vendido por atacado ao comércio varejista da região. Zezé Bartholomeu carregava o jeep do amigo Maninho Zaidan e ia vendendo de porta em porta nas cidades além do entorno de Ponte Nova.  O depósito mudou-se para a Avenida Santa Cruz, 9, e foi ali que o atacado começou.

1960

Animados com o sucesso das vendas no Jeep, os irmãos Bartolomeu compraram uma caminhonete Ford 350, com capacidade para 3.000 quilos de carga na qual instalaram um caixotão de madeira. Este foi o primeiro baú da empresa.

1965

Compra da sede própria, no centro de Ponte Nova, onde ainda funciona o escritório administrativo da empresa.

1967

Incremento da atividade atacadista com vendas por meio de vendedores externos e posterior entrega em caminhões próprios.

1970

Início da terceirização da atividade de entrega, com a venda dos caminhões da empresa aos respectivos motoristas.

Início da atividade industrial devida à falta de fornecedores de ferradura.

1972

Construção da sede própria.

Abertura do Varejão ORMEL (Organização Mercantil do Leste).

1977

Fundação da BARTOFER DISTRIBUIDORA DE FERRO E AÇO.

1983

Alteração da razão social para BARTOFIL INDÚSTRIA E COMÉRCIO LIMITADA.

Surgimento da COTRIL – Comercial Triângulo Limitada

Início da atividade da FÁBRICA DE CADERNOS BARTOFIL:

Arrendamento do posto de gasolina Shell (Posto Bartofil).

1986

Início do processo de Informatização da empresa

1988

Ampliação do prédio da Cotril / Fábrica de Cadernos Bartofil.

1991

Inauguração do Centro de informática da Bartofil.

1995

Prêmio Minas Ecologia –  Categoria água, em reconhecimento pelo trabalho de limpeza das margens urbanas do rio Piranga (Ponte Nova/MG), quando foram recolhidos cerca de 15 toneladas de lixo.

1996

Inauguração do ATAC – ATACADO CENTRAL.

Inicio das  Importações com visitas a feiras no exterior.

1997

Implantação  do telemarketin­g com 16 posições de atendimento.

1999

Aquisição  de área com 600.000 m² no bairro Ana Florência para futura instalação do Centro de Distribuição.

2001

Reestruturação do departamento de vendas e início da automação da força de vendas. Os RCAs passaram a transmitir os pedidos por meio de PALM TOPS.

2004

Inauguração do Centro de Distribuição de Ponte Nova.

Alteração da razão social para BCR COMÉRCIO E INDÚSTRIA SA. A sede administrativa da empresa continua no centro de Ponte Nova e sua sede operacional foi transferida para o Centro de Distribuição no bairro Ana Florência;

2005

Início das operações da Ormel Distribuidora

2010

1ª ampliação do Centro de Distribuição de Ponte Nova

2011

Abertura do Atac no Triângulo, em Ponte Nova, com 2.500 m² de loja.

2012

Troféu “BALANÇO ANUAL MELHORES DOS MAIORES 2012”.

2014

2ª ampliação do Centro de Distribuição de Ponte Nova, passando a área de armazenagem para 41.000m².

2016

Transformação do call center em Contact Center – mudança para novo local, na antiga fábrica de cadernos.

2017

Lançamento da pedra fundamental do futuro Centro de Distribuição de Feira de Santana/BA.

2018

Eleita a melhor empresa do setor Atacadista do Brasil 2018, pela quarta vez, de acordo com avaliação do Jornal Valor Econômico, Fundação Getúlio Vargas e Serasa Experian.

Inauguração da operação do CD de Feira de Santana.

2019

Unificação das marcas Bartofil, Cotril e Ormel para a marca única Bartofil Distribuidora.

Alteração da razão social para BARTOFIL DISTRIBUIDORA SA.

Inauguração da loja de atacado em Feira de Santana.

2020

Recorde de vendas em meio à pandemia que assolou o mundo.

Prêmios, Conquistas e Reconhecimento

Ao longo da história a Bartofil acumula prêmios, reconhecimentos e conquistas que atestam a qualidade dos serviços prestados.

Conheça alguns:

Melhor empresa do setor Atacadista do Brasil 2019

Eleita a Melhor Empresa do Setor Atacadista Distribuidor do Brasil, pela quinta vez, de acordo com avaliação do Jornal Valor Econômico, Fundação Getúlio Vargas e Serasa Experian.

XX Prêmio Minas – Desempenho Empresarial 2017/2018

Categoria Melhores e Maiores Empresas de Minas Gerais – Revista MercadoComum.

Melhor empresa do setor Atacadista do Brasil 2018

Eleita a Melhor Empresa do Setor Atacadista Distribuidor do Brasil, pela quarta vez, de acordo com avaliação do Jornal Valor Econômico, Fundação Getúlio Vargas e Serasa Experian.

Melhor empresa do setor Atacadista Distribuidor do Brasil 2017

Eleita a Melhor Empresa do Setor Atacadista Distribuidor do Brasil, pela terceira vez, de acordo com avaliação do Jornal Valor Econômico, Fundação Getúlio Vargas e Serasa Experian.

Melhor empresa do setor Atacadista Distribuidor do Brasil 2016

Eleita a Melhor Empresa do Setor Atacadista Distribuidor do Brasil, pela segunda vez, de acordo com avaliação do Jornal Valor Econômico, Fundação Getúlio Vargas e Serasa Experian.

XVIII Prêmio Minas – Desempenho Empresarial 2015/2016

Categoria Melhores e Maiores Empresas de Minas Gerais – Revista MercadoComum.

Melhor empresa do setor Atacadista Distribuidor do Brasil 2014

Eleita a Melhor Empresa do Setor Atacadista Distribuidor do Brasil, pela primeira vez, de acordo com avaliação do Jornal Valor Econômico, Fundação Getúlio Vargas e Serasa Experian.

XVI Prêmio Minas – Desempenho Empresarial 2013/2014

XVI Prêmio Minas – Desempenho Empresarial 2013/2014 – Revista MercadoComum.

Campeã do Prêmio Melhores dos Maiores de 2012

Melhores dos Maiores 2012, setor ATACADISTA – Assoc. Com. de São Paulo (ACSP) e jornal Diário do Comércio.

Prêmio Belgo Bekaert Arames Destaque de Vendas 2016

Placa de homenagem recebida pela cooperação, profissionalismo, competência e desempenho nas vendas em 2016.

10 Anos de Parceria com Ourofino Saúde Animal

Troféu e homenagem pelos 10 anos de sólida parceria, oferecido pela Ourofino Saúde Animal, 2016.

Disco de Ouro Saint Gobain

DISCO DE OURO em reconhecimento às expressivas vendas de Discos Abrasivos no ano de 2016, oferecido pela Saint Gobain, fabricante dos abrasivos das marcas Carborundum e Norton.

Cliente Destaque 2016 Vansil Saúde Animal

CLIENTE DESTAQUE 2016 pela venda do produto MAX PRATA. A BCR foi o maior vendedor do produto no Brasil em 2016. – Vansil Saúde Animal.

Cliente Destaque 2016 PMI South América

Troféu CLIENTE DESTAQUE 2016 – PMI South América – fabricante das garrafas e garrafões térmicos Aladdin.

Prêmio Cliente Ouro da Apex Tool Group 2016

Troféu pela superação da meta de 200.000 dúzias de limas e grosas adquiridas no período 2013/2015.

50 anos de Parceria com Pincéis Atlas

Placa de agradecimento pelos 50 anos de parceria, presenteada pela Pincéis Atlas, líder no mercado de pincéis, rolos e acessórios de pintura, 2016.

Disco de Ouro Saint Gobain 2015

DISCO DE OURO por estar entre os melhores clientes em 2015, oferecido pela Saint Gobain.

Prêmio MINAS ECOLOGIA

Por seus processos de reciclagem do lixo e campanhas ecológicas em parceria com a Guarda Mirim de Ponte Nova (MG), 1996.